Década: 2010 a 2019
Nome da Música: Vivendo Aqui no Mato – Zé Neto e Cristiano com o Trio Parada Dura – 2017
Nome e histórico do Compositor / Interprete
Trio Parada Dura é um conjunto musical brasileiro de música sertaneja. Após figurar nas paradas de sucesso com várias canções, o grupo estourou em todo o Brasil no ano de 1985 com a música "As Andorinhas". O grupo foi responsável por popularizar o gênero mais caipira e de raiz no país.
Desde 1973, ou seja, quase 50 anos, o Trio Parada Dura faz parte da cena sertaneja brasileira. Recebeu ao longo da carreira 11 discos de ouro e três de platina. O trio construiu sua personalidade sobre uma base que conta com letras irreverentes e músicas de enorme apelo popular. Formado em 1975 por Mangabinha, Barrerito e Creone - único remanescente da formação original do grupo - o Trio Parada Dura continua compondo novas músicas.
O Trio Parada Dura teve diversas formações durante a sua existência.
Durante toda a sua história tiveram vários sucessos como Fuscão Preto, Arapuca, Telefone Mudo, Último Adeus, As Andorinhas, Castelo de Amor, Panela Velha, Bobeou a Gente Pimba e vai embora!!!
Nos anos 2000, houve um litígio judicial entre Mangabinha e os outros dois integrantes, Parrerito e Creone. Ambas as partes reivindicaram o direito de explorar o nome “Trio Parada Dura”, mas Mangabinha ficou com o registro.
Em 2015, após o falecimento de Mangabinha, a família cedeu o direito de explorar o nome "Trio Parada Dura" para Parrerito, Creone e Xonadão, e assim formaram a quinta e atual formação do trio.
Em 2016, a atual formação gravou o CD/DVD, intitulado Chalana, Churrasco e Viola, durante dois dias e contou com paisagens naturais, como cachoeiras e pôr do sol, dos pontos turísticos na represa de Furnas, em Capitólio (MG). Já de noite, o espaço se transformava em uma boate. Na chalana, além dos artistas, estavam cerca de 50 convidados, incluindo Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano e Eduardo Costa. O álbum foi lançado pela gravadora Universal Music em 2017. O material possui 24 faixas no DVD e 14 no CD, todas com uma sonoridade mais caipira, característica que marcou a trajetória do trio. "Hoje, as coisas mudaram no sertanejo, vemos que o universitário está em todas as mídias, assim como o sertanejo de raiz já esteve. Você vê que o público do universitário adora quando tocam as músicas de raiz. A gente vê esse momento com muita alegria, afinal de contas, o sertanejo não morreu", afirma Xonadão.
Atualmente Creone, o mais velho integrante, com a segunda voz mais conhecida do Brasil, canta com o Parrerito, irmão do falecido Barrerito, e os dois dividem o palco com o sanfoneiro mais “xonado” do Brasil que é o Carlos Resende. Com essa formação atual, são sete CDs e dois DVDs.
É neste álbum que encontramos e vamos conhecer a música Vivendo Aqui no Mato, de autoria de Zé Neto e Cristiano, que inclusive participaram da gravação.
Histórico da letra da Música:
Algumas pessoas com determinadas músicas, além de lembranças tem o poder de te transportar para outra localidade!
Quantas vezes você ouviu alguma música e se sentiu na praia, no carnaval, no campo, na casa de sua avó, no churrasco, etc...
Quem possui facilidade de se transportar durante uma música, muitas vezes conseguem até vivenciar outros sentidos do corpo humano. Além da visão, podemos ouvir um som, um cheiro característico etc... Claro, este transporte é facilitado quando você possui alguma afinidade com o local.
No meu caso, esta música Vivendo Aqui no Mato, consegue me levar para outro local!
Vamos viajar então? Entre na música que você vai se surpreender! Vamos ouvir o Galo cantar, o cheiro do café, o berrante a fogueira etc... Se permita viajar!
Música Vivendo Aqui no Mato Tocada e Cantada:
Tom: G#m
[Intro] G B C D G C G D
[Primeira Parte]
G B
Não troco seu despertador
Em
Pelo cantar do galo
C G
Não troco seu carro bonito
Am
Pelo meu cavalo
B
Não troco seu ar poluído
Em
Pelo pó da estrada
C
Aqui não tem trânsito
G
Só tem boiada
D
Nosso céu é limpo
G D
E a noite enluarada
[Refrão]
G B
Aqui o nosso alimento
Em
É a gente que faz
C
Plantamos de tudo
G
Pro gasto
Am
E um pouco mais
B
E se vier fazer
Visita aí que
Em
A gente gosta
C
Moda de viola
G
Uma boa prosa
D
Em volta da fogueira
G G D
Então a gente mostra
[Ponte]
G
O meu amanhecer
Tem o cantar do galo
B
O cheiro do mato
Com gota de orvalho
C
E é tão gostoso
D
Beber um café
G D
Olhando o sol nascer
G
Pego meu cavalo
E saio pelo pasto
B
Toco meu berrante
Apartando o gado
C
Sei que sou caipira
D
Mas vivo melhor
G D
Morando aqui no mato
( G B C D G F# E F# )
[Refrão]
B D#
Aqui o nosso alimento
G#m
É a gente que faz
E
Plantamos de tudo
D#m
Pro gasto
C#m
E um pouco mais
D#
E se fizer visita aí que
G#m
A gente gosta
E
Moda de viola
B
Uma boa prosa
F#
Em volta da fogueira
B B F#
Então a gente mostra
[Ponte]
B
O meu amanhecer
Tem o cantar do galo
D#m
O cheiro do mato
Com gota de orvalho
E
E é tão gostoso
F#
Beber um café
B F#
Olhando o sol nascer
B
Pego meu cavalo
E saio pelo pasto
D#m
Toco meu berrante
Apartando o gado
E
Sei que sou caipira
F#
Mas vivo melhor
B F# E F#
Morando aqui no mato
B F# B
Morando aqui no mato
Convite para Continuar / Retornar ao Blog:
Valeu Gente!